terça-feira, 14 de julho de 2009

Bate - Papo sobre Rock no Super Tarde


Para um bate-papo alusivo ao Dia Mundial do Rock, convidamos o baixista Sandoval Wildner.
O músico contou um pouco da trajetória do rock em Venâncio Aires. Relembrando bandas que marcaram o cenário roqueiro desde a década de 1960.
Sandoval fez parte na década de 1980, da banda Sapo de Plástico. Hoje, atua como baixista da banda Carbura de Porto Alegre.
Foi uma conversa bacana ao som dos clássicos do rock brasileiro.

Dia Mundial do Rock


Para homenagear o dia Mundial do Rock, a galera do Super Tarde produziu um material especial sobre o gênero. Um rápido histórico foi apresentado no programa,acompanhado de sons que marcaram a história do Rock n' roll.

A data

Dia 13 de Julho de 1985 aconteceu o festival Live Aid - festival pelo fim da fome na Etiópia.
O Live Aid foi um festival que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e trouxe nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros.

Um pouco da História do Rock n’ Roll
O Rock’n Roll é filho direto do blues do Mississipi, EUA. Nasceu oficialmente na década de 50, apesar de se saber que já em 1949, Fats Domino vendeu 1 milhão de cópias de seu single The Fat Man. Surgiu, então, nos EUA, ganhando rapidamente a simpatia dos jovens pela postura rebelde dos cantores e bandas da época, entre eles, Bill Halley and The Comets com o grande sucesso Shake e Little Richard com Tutti Frutti e Long Tall Sally.

Em 1955, aclamado como o ‘’pai do ‘’rock’’, surge então Elvis Presley. Naquela época, o propósito de algumas companhias discográficas, consistia em descobrir novos cantores que expressassem “sentimentos brancos” com força, voz e coração negros. Elvis acabou por ser o artista escolhido em uma época em que já gozavam de relativo prestígio solistas como Jerry Lee Lewis, Johnny Cash , Roy Orbison e Chuck Berry .

Na década de 60 a coisa muda de figura. Conhecida como ‘’Anos Rebeldes’’. Foi a época em que surge a maior banda de todos os tempos: Os Beatles. Com o sucesso “Love me do’’, ganham o mundo e estouram nas paradas americanas e européias. Daí por diante, John, Paul, George e Ringo, não pararam mais de fazer sucesso. Nem mesmo após a sua traumática separação em 1970 e o assassinato de John Lennon em 1980 fez isso mudar, muito pelo contrário, continuam sendo uns dos principais vendedores de disco até hoje.

Nessa década também as letras das músicas começam a ter mais um caráter político e de contestação. Destaque para Bob Dylan, famosos por suas baladas meio folk, recheados com letras de protesto.

Um contraponto aos rapazes de Liverpool, os Beatles, surge os Rolling Stones, com uma atitude mais rebelde e agressiva e com um som mais pesado. Ao contrário dos Beatles, os Stones, eram durões e encarnavam a rebeldia que se esperava de uma banda de rock.
Ainda na década de 60, na Califórnia, surge outro ícone desta geração, o Doors. Liderado pelo gênio alucinado Jim Morrison. O artista morreu prematuramente aos 27 anos, vítima de overdose.


Em 1969, aconteceu um dos festivais mais importantes de Rock n’ roll: O Festival de Música e Artes de Woodstock . Realizado em uma fazenda em Bethel, Nova Iorque, em agosto de 1969 e, teve um público de aproximadamente 400 mil pessoas. O Festival representou um marco no movimento de contracultura dos anos 60, e foi o auge da era hippie.

Led Zeppelin, surge nos anos 70 como uma das principais bandas da década. O Led, como ficou mais conhecido, enlouquecia a sua platéia com shows grandiosos, músicas longas e pegadas agressivas. Starway to Heaven, uma música com seus quase 10 minutos entrou para a história como a mais bonita e uma das mais executadas do rock.
No rastro do Led, surgiram também outras bandas como o Black Sabbath, o Deep Purple, Pink Floyd, Queen e Yes sem falar nas bandas punk Ramones, Sex Pistols, The Clash e Dead Kennedys.

Os anos 80, deu de tudo no rock: metal, punk, pop, new wave, dark, , rótulos dos mais variados tipos de musica e tribos. Bandas dançantes como Talking Heads, The Cure, The Smiths, The Police permanecem das paradas de sucesso.. U2 também começa a despontar nessa época com letras de protesto e de forte caráter político.

Em 1990, a mistura de diversos ritmos pautam as criações de bandas famosas como o Red Hot Chilli Peppers e Faith no More, que fundem heavy metal e funk.
O grunge também deixa sua marca, em Seattle, na Califórnia, principalmente através do Nirvana e o seu líder, Kurt Cobain, que também morreu aos 27 anos. Bandas como o Pearl Jam, R.E.M e Alice in Chains também marcam a década, além dos britânicos Oasis, Green Day e Supergrass.


No Brasil

No Brasil, o primeiro sucesso no cenário do rock apareceu na voz de Celly Campello, com seus ‘’Banho de Lua’’ e ‘’ Estúpido Cupido’’ no começo dá década de 60. Em meados desta década, surge então o movimento da Jovem Guarda, com Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa. Com músicas românticas e ritmo acelerado fazem enorme sucesso entre os jovens.
Em 70 surge Raul Seixas e o seu parceiro nas letras Paulo Coelho, que arrebentam com tudo que havia de convencional naquela época. É adorado até hoje por fãs das mais diversas idades. Secos e Molhados liderados por Ney Matogrosso e Os Mutantes, puxados por Rita Lee, também conquistam o público.

No final da ditadura militar, Renato Russo questiona: ‘’ Que país é este?” De forma avassaladora e industrial, surgem bandas e mais bandas nesse país tropical. Com temas urbanos e falando da vida cotidiana, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Blitz, RPM, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Titãs, Barão Vermelho e mais uma penca, fazem o Brasil inteiro balançar nessa década considerada uma das mais criativas e produtivas do Rock Nacional que culmina com o Rock in Rio.
Realizado no Rio de Janeiro, no ano de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados , em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então, com 5 mil metros quadrados de área, e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que freqüentaram o evento.
Atualmente, bandas seguem o legado deixado por esses precursores,como Charlie Brown Jr., Skank, J. Quest. Entre outras tantas que existem por aí.